Analise do Texto
Camilla Romero Freitas1
Resumo
O artigo aborda o conceito de texto e suas funções. Apresenta uma breve explicação sobre a teoria textual e os seus sete elementos teóricos. A partir desses elementos, apresenta uma análise aplicada em dois textos diferentes: uma propaganda e uma tirinha.
Palavras-chave: Texto. Teoria do texto. Análise Textual.
Abstract
The article discusses the concept of text and its functions. Presents a brief explanation of the textual theory and its seven theoretical elements. From these elements, presents an applied analysis in two different texts: an advertisement and a comic strip.
Keywords: Text. Theory of the text. Textual Analysis.
1 Introdução
No decorrer de nossa vida, construímos conhecimentos através da leitura de diferentes textos. Conseguimos atribuir sentido a uma sequência de palavras quando unimos nossos diferentes tipos de conhecimentos. Mais do que interpretar um texto, é necessário compreender que a leitura está associada a vários fatores, entre eles cultural, social, histórico, etc. O principal deles é o conhecimento de mundo, adquirido através de experiências pessoais e em sociedade.
Existem outros sete elementos teóricos, porém, essenciais para trazer sentido a qualquer tipo de texto, são eles: a coesão, a coerência, a informatividade, a situacionalidade, a intertextualidade, a intencionalidade e a aceitabilidade, os quais serão exemplificados a seguir.
2 Teoria do Texto
Segundo Grunfeld & Koch (2010), as Teorias do Texto surgem a partir da década de 80, tornando como objeto principal de estudo não apenas a palavra ou a frase e sim todo o texto. A Teoria Textual “propõe-se a investigar a constituição, o funcionamento, a produção e a compreensão dos textos em uso.” (BENTES, 2001, p. 251)
Com isso, pesquisadores começaram a nos trazer fatores responsáveis pela formação de um texto, elementos essenciais para que esse texto funcione. Beaugrande & Dressler (1981) apresentam sete elementos