Análise de texto
A análise de texto significa estudar, decompor, dissecar e dividir para interpretá-lo. Cada parte do texto deve ser analisado, buscando-se os elementos chaves do autor e a relação entre as partes constituintes. A decomposição dos elementos essenciais e a sua classificação nos leva até a idéia-chave, que é o conjunto de idéias mais precisas.
O objetivo da análise do texto é: aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto e familiarizar-se com os termos técnicos, idéias, etc.; hierarquizar o conteúdo do texto; perceber que as idéias se relacionam e, identificar as conclusões e as bases que as sustentam. Partes da análise do texto:
ANÁLISE DOS ELEMENTOS:
–visam a compreensão do texto.
ANÁLISE DAS RELAÇÕES:
–ideias secundárias;
–fatos específicos que conformam uma opinião;
–pressupostos básicos de uma tese ou reflexão sobre a qual se apóia;
–elementos de causa e efeito;
–elementos de argumentação e afirmações pertinentes ou não.
ANÁLISE DA ESTRUTURA:
–Estática: resultante do processo de sucessão de fenômenos preestabelecidos. P.ex.: textos de história
–Dinâmica: geradora de um processo. P. ex.: textos das ciências sociais
Tipos de análise do texto:
TEXTUAL: breve explicação do professor com a primeira leitura pelo aluno. Sucessivas leituras permitirão a identificação de palavras e parágrafos chaves. O significado das palavras desconhecidas, assim como termos técnicos são procurados no dicionário.
TEMÁTICA: é individual. Permite maior compreensão do texto, a associação de idéias do autor com as preexistentes no conhecimento do estudante. Avaliação da coerência interna do texto. Elaboração do resumo para discussão em sala de aula.
PROBLEMATIZAÇÃO: Atividade em grupo. As questões implícitas e explícitas no texto são levantadas e debatidas.
CONCLUSÃO PESSOAL: Individual. Reelaboração do que foi entendido do texto, resultando num resumo próprio que também uma crítica e