Atps administração de recursos humanos
Passo 3 (Equipe): Elaborar um relatório, retratando um paralelo entre o filme Tempos Modernos e A Moderna Gestão de Pessoas, com no máximo, 2 páginas.
Presenciamos constantes mudanças em intervalos bem menores, e a Gestão de Pessoas e a forma que as organizações coordenam seus colaboradores também se modificou ao longo dos anos.
Podemos visualizar essa transformação claramente com o filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome.
A figura central do filme é Carlitos, o personagem clássico de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista conhecendo uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à “modernidade” e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias “subversivas”.
De acordo com o filme, naquela época não havia gestão de pessoas e nem considerações humanas com os funcionários, os mesmos eram vistos apenas como “máquina de produzir”. O operário era analisado apenas pela sua capacidade produtiva em grande escala, não se levava em consideração sua capacidade, nem formação, nem meios para analisar cientificamente o seu trabalho e estabelecer racionalmente qual o método ou processo mais eficiente, e o trabalhador fica com a execução do trabalho, pura e simplesmente.
O funcionário era apenas uma peça de produzir, e sua substituição não acarretava nenhuma diferença estrutural, não havia incentivos e recompensas, o trabalho era árduo e sua capacidade era medida pelo montante da sua produção.
As empresas eram vistas como um sistema fechado, isto é, os indivíduos não recebiam influências