Conhecimento para Saúde
Qual a verdade por trás disso?
Nenhuma, aparentemente.
Há muitos tipos de detoxes para podermos esmiuçar todos aqui, mas eles são no geral bem parecidos: geralmente, consistem de uma dieta de apenas líquidos, frutas e vegetais batidos, que dizem poder eliminar todo o tipo de mal que está em seu organismo nesse momento.
Por exemplo, a Master Cleanse é uma das mais antigas e populares formas de detox que existem. É preciso beber entre seis e doze copos de limonada (feita de limão e xarope), para depois tomar um chá de ervas laxante tanto de manhã quanto à noite. Se isso não for suficiente para limpar seu trato intestinal, você deve fazer ainda uma lavagem de água salgada.
Soa horrível, não? Mas as promessas da dieta são muito interessantes. Essa limpeza é supostamente a base para a eliminação de TODOS OS TIPOS de doenças. Por que será que pessoas ainda ficam doentes no mundo, não?
Nós todos sabemos que as frutas e os vegetais são bons para nós, de modo que a lógica sugere que uma dieta de frutas e legumes deve ser super saudável, certo?
Errado
Dietas como a Master Cleanse e semelhantes não são de fato tão saudáveis assim. Se você não beber nada além de suco por uma semana, você vai perder peso, mas é porque você não está comendo, não porque seu corpo está “desintoxicando”. Você vai ganhar esse peso de volta quando retornar a sua dieta normal.
Você também perde vários nutrientes vitais, como gorduras, fibras e proteínas. De fato, alguns especialistas sugerem que as pessoas evitem exercícios quando estiverem fazendo um detox, porque a sua ingestão calórica é tão baixa que leva à fadiga e tonturas.
Depois de alguns dias, o seu corpo fica basicamente sem energia, e pode começar a quebrar tecido muscular em vez disso. Da mesma forma, a falta de fibras na sua dieta tende a impactar a função de