Educação Física e Saúde: Ampliando o Conhecimento
Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes
Curso de Educação Física
ESTÁGIO CURRICULAR II
Educação Física e Saúde: Ampliando o Conhecimento
ACADÊMICO (S): Danielle Cardoso e Émerson Ribeiro
Prof.ª Disciplina: Jaqueline Copetti
Alegrete, 2013.
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por finalidade expor os benefícios das Atividades físicas, nos últimos anos, as pesquisas médicas demonstram que boa parte da falta de saúde é causada pela falta de atividade física. Através da consciência e de mais informações à respeito de cuidados para com a saúde que inclue maior movimentação corporal, as pessoas estão mudando seus hábitos de vida.
Sabemos que o único meio de prevenir os males da inatividade é ter algum grau de atividade física e mental, não durante um mês mas durante toda a vida. Descobrimos que a saúde é, na maioria das vezes, um fator que podemos controlar e que podemos prevenir o surgimento de algumas doenças. Quando nascemos recebemos um corpo saudável e temos o dever de cuidar e zelar por este que é nosso abrigo.
As pessoas ativas tem vida mais intensa, apresentam mais vigor, resistem mais as doenças e permanecem em forma. São mais autoconfiantes, menos deprimidas e estressadas.
Uma pessoa ativa, tem tendência a ter o seu peso dentro da faixa normal e mantê-lo com mais facilidade e por mais tempo do que a sedentária.
O ativo apresenta pressão arterial e freqüência cardíaca mais baixa do que o sedentário tanto em repouso quanto em atividade, desta forma, o ativo suporta por mais tempo o exercício enquanto o sedentário tem certas limitações cardiovasculares.
A pessoa ativa tem maior VO2 (volume de oxigênio pulmonar) e suporta atividades de longa duração com mais facilidade.
A atividade física melhora a postura e ajuda a combater maus hábitos.
Portanto tendo em vista estes fatores ,iremos levar ao conhecimento dos alunos a importância das