480030924

4069 palavras 17 páginas
CENTRO DE EQUITAÇÃO E EQUOTERAPIA “CAVALO ALADO”

CENTRO DE EQUITAÇÃO E EQUOTERAPIA

SUMÁRIO

RESUMO

Este trabalho teve por desígnio apresentar os conteúdos de uma abordagem da psicologia da saúde, a equoterapia. Ressaltando os aspectos fundamentais desta abordagem, tais como: atuação do psicólogo com profissionais multidisciplinares, os métodos de tratamento, visando a importância do cavalo na atuação do fisioterapeuta com o psicólogo, tanto em indivíduos com deficiências no âmbito fisco, cognitivo e educacional. Além de tratar sobre outros assuntos relevantes à abordagem como dados sobre a instituição e a vivência de estágio nesse ambiente, a população que freqüenta a equoterapia, quais regiões são atendidas e sobre as empresas que patrocinam de maneira sigilosa este método terapêutico. Deste modo, foi possível a compreensão e assimilação de conhecimentos sobre psicopatologias com a prática terapêutica, analisando o contexto em que o praticante está vivenciando e no ambiente da equoterapia em que está inserido, visando melhorias em todos os aspectos de sua vida.

Palavras chave: equoterapia, cavalo, praticante, psicólogo, saúde, tratamento.

1. DEFINIÇÃO DE EQUOTERAPIA
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais.
Neste método terapêutico, o cavalo é utilizado como um meio de se alcançar os objetivos terapêuticos. Ela exige a participação do corpo inteiro, de todos os músculos e de articulações. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para frente/trás, para os lados e para cima/baixo, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas

Relacionados