Educação e saúde, conhecimento e ação
Módulo lll: EDUCAÇÃO E SAÚDE, CONHECIMENTO E AÇÃO
No módulo 3 tivemos a oportunidade de estudar a produção do conhecimento e ver que ela está diretamente relacionada com ação humana e deve por isso ser usada na prática pedagógica.
No tema l abordamos os tipos de conhecimento, os métodos de aquisição do mesmo e as abordagens filosóficas que apóiam a atividade científica. Vimos a distinção dos dois tipos de conhecimento, o constituído de um estado de consciência, que apenas leva a reagir e o conhecimento científico que é constituído de problemas, teorias e argumentos.
Segundo Popper (1975) existem tipos de conhecimento e métodos para adquiri-lo e diferentes abordagens metodológicas. Mas, o que podemos afirmar é que o “fenômeno do conhecimento humano é, sem dúvida, o maior milagre de nosso universo”
O conhecimento pode ser obtido através da ciência, religião, cultura e família. O conhecimento filosófico se estrutura a partir da observação da realidade e o conhecimento científico se diferencia dos demais porque oferece a verificação do fato pesquisado, sendo falível e sistemático.
O modelo mítico foi a primeira forma que o homem teve de colocar ordem nas coisas. E assim refletimos sobre o “Mito da caverna”. E até hoje o ser humano se aprisiona em diversos tipos de conhecimentos, situações e processos culturais dificultando a visão da realidade.
E o conhecimento é adquirido a partir da experiência de cada pessoa.
O senso comum tem importante parcela na construção do conhecimento. Através dele começamos a compreender o mundo em que vivemos e assim surgem diversos questionamentos.
A tradição oral tem grande influência. Muitas informações e mitos foram passados pelos nossos familiares através de estórias e crendices. No fórum foram contadas várias estórias divertidas que fizeram parte da vida e da construção do conhecimento de cada colega.
O conhecimento também