Conhecimento organizacional
INTEGRANTES: POLO: TUCURUÍ
CRISTINA SANTOS DA SILVA RA:
MAURO CESAR MARTINS NASCIMENTO RA:
RAQUEL CARVALHO NERES RA:
DATA: 10/06/2011
CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇAO
Com a “popularização” da aprendizagem organizacional surgiu um novo conceito nas empresas, o conceito de conhecimento organizacional. A atual sociedade na qual as organizações estão inseridas pode ser considerada uma “sociedade do conhecimento”, na qual os gerentes devem abandonar tudo o que sabem e adquirir novos conhecimentos. No início da década de 90 algumas empresas, consideradas bastante competitivas na década anterior, tiveram sua base competitiva abalada. Algumas destas organizações superaram este obstáculo e ficaram mais competitivas e ágeis que seus concorrentes mais fortes, alguns trabalhos argumentam que isto aconteceu devido ao uso eficaz do conhecimento organizacional. O objetivo deste trabalho é discutir o que vem a ser conhecimento organizacional, fazer a ligação entre conhecimento e vantagem competitiva e apresentar o modelo dos “Fluxos de Conhecimento” para alavancagem do conhecimento.
CONCEITO DE CONHECIMENTO
O conhecimento tem sido o atual nível de competitividade e exigência no mercado, além de caráter sustentado proporciona condições ao sucesso da organização dentro da chamada nova economia. Assim fatores tradicionais como localização geográfica e mão de obra barata, estão sendo suplantados pela crescente importância atribuída ao conhecimento.
De acordo com PROBST E TALII (2002), conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas ao contrario deles, está sempre ligado a pessoas.
Por sua vez DAVENPORT E PRUSAK (1998) definem o conhecimento da seguinte forma: uma mistura de experiência condensada, valores, informação contextual, a qual proporciona uma estrutura para avaliação e