Estrutura do Conhecimento Organizacional
Definição de organização: - Galbraith (1977:3) define organização como uma composição de pessoas com a finalidade de alcançar algum propósito compartilhado através da divisão do trabalho, integrado por processos de decisão baseados em informações, continuamente através do tempo.
- Maximiano (1986:153) explica que para juntar todas as tarefas especializadas, é necessário estabelecer uma rede de relações entre indivíduos ou grupos de indivíduos, de forma que seus trabalhos sejam coordenados e coerentes com a tarefa final. Esta estrutura de coordenação chama-se estrutura organizacional. A estrutura organizacional, portanto, é o produto das decisões de divisão e coordenação do trabalho, e define não apenas as atribuições específicas, mas também o modo como devem estar interligados os diversos grupos especializados, chamados departamentos.
- Segundo Myers, A elaboração da estrutura organizacional leva em consideração três fatores críticos de sucesso: estratégia, organização e motivação. Na sua essência esta abordagem presume que as ações de uma pessoa são influenciadas pela situação dela. A estrutura organizacional, acrescenta o autor, versa sobre facilitar que um grupo de pessoas combine, coordene e controle recursos e atividades a fim de produzir valor, tudo de maneira apropriada ao ambiente onde a empresa compete.
A Função e os Benefícios da Estrutura Organizacional:
Segundo Oliveira (2000:81) quando a estrutura organizacional é estabelecida de forma adequada, ela propicia para a empresa alguns aspectos:
Identificação das tarefas necessárias;
Organização das funções e responsabilidades;
Informações, recursos e feedback aos empregados;
Medidas de desempenho compatíveis com os objetivos; e
Condições motivadoras.
O desenho de uma organização constitui uma das maiores prioridades da administração, pois a função da estrutura organizacional é auxiliar no alcance dos objetivos organizacionais servindo como: