Renan
A Construção Social da Aprendizagem
Organizacional: questões conceituais e práticos no campo
Davide Nicolini1 e Martin B. Meznar2 * 3
O campo da aprendizagem organizacional (OL) tem sido caracterizado por uma grande diversidade de opiniões, definições e conceituações. Depois de discutir as dificuldades associadas com concepções anteriores de aprendizagem organizacional, este trabalho sugere uma conceituação mais ampla que é consistente com e integra diversas perspectivas no campo da OL. Na medida em que as organizações atuam de forma contínua e aprovar seus ambientes, processos cognitivos associados à aprendizagem contínua ocorrer se a organização reconhece-lo ou não. OL não pode ser compreendida sem levar em conta a mudança em curso contínuo das estruturas cognitivas organizacionais.
No entanto, a aprendizagem só é reconhecido quando um observador identifica e contextualiza essas mudanças. Assim, o aprendizado organizacional pode ser interpretado como uma construção social que transforma c adquiridonhecimento em conhecimento abstrato responsável. A papel finaliza discutindo as implicações dessa conceituação aprender sobre práticas de gestão e pesquisa organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem cognição; estruturas cognitivas.
organizacional;
construção
social;
INTRODUÇÃO
Este artigo centra-se na aprendizagem como evidenciado através da mudança organizacional. Organizações são conceituados como "o produto do pensamento e da ação de [Sua] membros "(Gioia & Sims,
1986, p. 1) ou, como Weick (1979a,
p. 2)colocar que "o corpo de pensamento pensado por pensadores organizacionais. "O
Consultor Organizacional, Florença, Itália.
2
Arizona State University Oeste, Phoenix, Arizona 85069-7100.
3
Os pedidos de separatas devem ser enviados para Martin B. Meznar, Arizona State
University Oeste, Phoenix, Arizona 85069-7100.
727
0018-7267 / 95 / 0700-0727 $ 07,50 / l © 1995 O Instituto