A Informação e o Conhecimento Organizacional
Escola Superior de Ciências Empresariais
Mestrado de Ciências Empresariais – 2º ciclo 2013-2014
DOCENTE: Pedro Fernandes Anunciação
Trabalho de Gestão da Informação
“A Informação e o Conhecimento Organizacional”
DISCENTES
Rogério Elvas Martins nº130327025
Marco Freitas nº 130327018
Henrique Martins nº 130327020
ÍNDICE
1.
INTRODUÇÃO
2.
INFORMAÇÃO
3.
CONHECIMENTO
3.1.
REPOSITÓRIOS E MAPAS DE CONHECIMENTO
3.2.
TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO
4. CONCLUSÃO
BIBLIOGRAFIA
Página 2 de 24
1.
INTRODUÇÃO
A informação tornou-se uma necessidade crescente para qualquer sector da actividade humana e é-lhe indispensável mesmo que a sua procura não seja ordenada ou sistemática, mas resultante apenas de decisões casuísticas e/ou intuitivas. Uma empresa em actividade é, por natureza, um sistema aberto e interactivo suportado por uma rede de processos articulados, onde os canais de comunicação existentes dentro da empresa e entre esta e o seu meio envolvente são irrigados por informação. Actualmente as empresas estão rodeadas de um meio envolvente bastante turbulento com características diferentes das habituais e os gestores apercebem-se de que, em alguns casos, a mudança é a única constante.
Por conseguinte, o turbilhão de acontecimentos externos obriga as organizações a enfrentar novas situações, resultado de mudanças nas envolventes do negócio e que constituem ameaças e/ou oportunidades para as empresas, fazendo com que tomar decisões hoje, exija a qualquer empresário ou gestor estar bem informado e conhecer o mundo que o rodeia. O aumento da intensidade da concorrência e da complexidade do meio ambiente fazem sentir, no mundo empresarial, a necessidade de obter melhores recursos do que os dos seus concorrentes e de optimizar a sua utilização.
O aumento do comércio internacional, fruto da crescente interligação entre nações, a expansão do investimento no exterior e a