Gestão do conhecimento organizacional
RESUMO
Em um mercado cada vez mais competitivo, as organizações estão buscando e investindo em uma matéria prima primordial para o avanço organizacional, o conhecimento. O conhecimento é hoje considerado uma condição básica de sobrevivência de uma empresa no mercado, este quando é levado aos seus colaboradores e distribuído no meio corporativo torna-se uma potencial capital intelectual levando vantagem a essa organização no meio competitivo. É essa prática de disseminação do conhecimento que será tratada no presente artigo, a gestão do conhecimento.
Palavras – chave: organização, conhecimento, gestão do conhecimento.
INTRODUÇÃO
A gestão do conhecimento (GC) é uma disciplina que tem despertado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância. A GC auxilia a organização em seu desenvolvimento estratégico, promove a interação corporativa, o surgimento de idéias inovadoras e o processo de tomada de decisões.
O conhecimento é tão importante atualmente dentro da organização, que as empresas oferecem cursos aos seus colaboradores, fazendo com que este agregue novas informações e introduzindo assim um novo capital intelectual na organização.
GESTÃO DO CONHECIMENTO, UMA NOVA ERA.
Nas ultimas décadas a administração sofreu várias mudanças quanto aos seus princípios e objetivo. As novas abordagens são: administração participativa, empreendedora, holística e virtual. A partir destas novas abordagens as empresas perceberam que não bastava apenas ter lucro, tinha-se que conquistar e fidelizar seus clientes, e pra isso não bastava ter seus produtos com o preço baixo, tinha que ter qualidade tanto no produto quanto no atendimento.
Para ter seus consumidores satisfeitos com a empresa, os colaboradores também precisam estar satisfeitos com seus empregos, e é a partir daí