Criação do conhecimento organizacional
Cap07 e 08.
Na teoria da Criação do Conhecimento Organizacional existem 0 4 modos de conversão do conhecimento, através da interação do conhecimento tácito e explícito, são eles, Socialização, Externalização, Combinação e Internalização.
O conteúdo gerado por cada modo de conversão é diferente:Socialização gera “conhecimento compartilhado” Externalização gera “conhecimento conceitual” Combinação gera “conhecimento sistêmico” Internalização produz “conhecimento operacional.
Neste capítulo fala um pouco da diferença da Gestão Conhecimento entre o Japão e o estilo Ocidental. Vejamos abaixo as diferenças entre abordagem Japonesa e Ocidental.
Primeira Diferença: Interação entre Conhecimento Tácito e Conhecimento Explicito no Ocidente em nível individual, são combinados organizacionalmente novos produtos, serviços ou sistemas gerenciais já no Japão o Conhecimento Tácito e Explicito ocorre no grupo
Segunda Diferença: O estilo Ocidental pratica o Conhecimento Explicito, através de habilidades, documentos, manuais e bancos de dados já os Japoneses confiam no Conhecimento Tácitos na interação entre pessoas (Socialistas e Internalização) onde ocorreu a Chamada Síndrome do “Pensamento em Grupo”.
Terceira Diferença: A criação do conhecimento no estilo Ocidental possui menos flutuação da alta gerencia, grande autonomia em nível individual em contra partida o estilo Japonês possui flutuação da alta gerencia, grande autonomia em nível de grupo e grande variedade de requisitos através de equipes de projeto multifuncionais.
A Criação do Conhecimento Organizacional em escala global, que resultaram de dois produtos bem sucedidos: O Primera, primeiro carro global da Nissan e a serie REGA de escavadeiras hidráulicas da Shin Caterpillar Mitsubishi. A função da organização é fornecer o contexto apropriado para facilitação das atividades seja em grupo ou para criação e acúmulo de conhecimento em nível