Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional
As empresas que vivem em culturas e paradigmas ultrapassados que não adotam este sistema em sua empresa, fazendo que seu colaborador tenha certo tipo de medo resistindo à mudança, dificultando o processo.
Para que a gestão do conhecimento produza efeitos práticos nas empresas, deve estar plenamente ancorada pelas decisões e compromissos da alta administração a respeito das iniciativas necessárias em termos de desenvolvimento estratégico e organizacional, investimento em infra-estrutura e tecnologia e cultura organizacional, que celebre o trabalho em conjunto e o compartilhamento.
As empresas brasileiras ainda usam métodos antigos de gestão, que impedem muitos funcionários de expor suas idéias até a parte de gestão da empresa, diminuindo as chances de interação e de troca de informação com todos nela. Há certa dificuldade da gestão brasileira em saber aproveitar as oportunidades, pois por causa de sua visão duvidosa para seus interesses particulares, inutilizando a capacidade de seus funcionários como geradores de conhecimento, fazendo também com que não se consigam levar o conhecimento para seus funcionários e mantê-los atualizados.
Essa dificuldade brasileira de transmitir o conhecimento causado pela pouca troca de informações entre as pessoas em compartilhar seu conhecimento com a empresa se deve por falta de estímulos, de mais regras a favor do compartilhamento do conhecimento nas políticas internas das empresas, pois sem isso, acabam os funcionários sentindo insegurança, achando que poderão ser