CONHECIMENTO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
IMPORTÂNCIA DO
CONHECIMENTO DA HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA
FACHA – DOCÊNCIA-PÓS / Aguaí, 17 de abril de 2.014
Prefácio:
Conhecer a História da Educação é primordial ao educador. Os principais fatores que determinaram a história da Educação no Brasil se relacionam diretamente com a história geopolítica, antropológica e colonial. O país tem enormes diferenças regionais, sobretudo acerca do trabalho e renda os quais refletem diretamente no nível de aprendizado e metodologias didáticas. Observa-se na migração de estudantes para diferentes regiões do país que a necessidade de constante avaliação, readequação e monitoramento do educado. Esta diferença regionaleconômica fez com que o ensino fundamental fosse atribuído em grande parte iniciativa privada. A classe política e empresarial politica e economicamente dominante investiu nas escolas particulares modelos de excelência a despeito da escola pública, na sua maioria mal equipada e com baixa renumeração dos professores. O contexto educacional continua por toda a história elitista.
A educação se apresenta em grande parte pela continuação da situação colonial reinventada.
Miscigenação:
Os interesses escravistas, o indianismo e a colonização no Brasil são palco da convivência de conquistadores brancos europeus, não de obra escravizada dos africanos, aliado a levas de colonos de todas as partes do planeta que desenvolve um modelo de convivência em meio aos costumes de raízes indígenas uma identidade multirracial numa cultura de múltiplas manifestações.
As vocações:
O potencial agrícola, a indústria, comércio e serviços na atualidade colocam o Brasil na posição da oitava economia do planeta. Por outro lado, omissões, corrupção, a ganância de classe política, desvios de verbas e os mais escandalosos desfalques feitos pela administração politica permanece, ainda originário da falsa legitimidade advinda do voto, não menos que obrigatório, a classe