LER É DEZ
Desenvolvimento do projeto
A história da Casa Sonolenta é excelente para a organização de um trabalho interdisciplinar que privilegie a construção dos conceitos dos quais anteriormente falamos.
Nesse projeto, exploramos a construção do número (a quantificação do total 6 com apoio na correspondência termo a termo ) as estruturas lógicas de classificação (material do jogo classificando pela cor e pela personagem) seriação (ordem ascendente e descendente) e relações espaciais (dentro e fora, em cima e embaixo, o que vem antes e o que vem depois).
Com as propostas de escrita e interpretação, tanto orais como escritas, abordamos as questões de linguagem.
Além disso, exploramos nos jogos a reciprocidade da vida em grupo, a construção das regras e todas as relações já citadas.
Nos relatórios, a abordagem interdisciplinar se evidência na produção artística, dobraduras, escrita espontânea de palavras, frases e textos e a representação gráfica da quantidade visando à apropriação da linguagem dos signos matemáticos e das operações.
Atividades propostas
a) audição da história contada pelo professor através de livro de leitura ;
b) dramatização da história com gestos. (ênfase na oralidade);
c) interpretação oral procurando relacionar os conteúdos das diferentes áreas do conhecimento: questões sobre clima, localização da casa, personagens (animais e seres humanos), seriação (quem deitou primeiro, em segundo, etc)
d) atividade com as palavras da história:
- colocar tirinhas de papel sobre a mesa e pedir que os alunos dobrem as mesmas em oito partes iguais. Ir questionando: como é mais fácil dobrar? Deixar que os alunos expressem sua maneira de pensar;
- sortear a personagem que cada um deverá escrever na tira de papel, sendo que devem colocar uma letra em cada espaço;
- Questionar: Quantos pedaços foram usados? Quanto ficaram vazios? Por quê?
- mostrar no quadro como dá para dizer isso na matemática.
-