Conforto Térmico - Conceitos Básicos
IMPORTÂNCIA
O Conforto Térmico é uma condição pessoal que reflete a satisfação de um indivíduo com o clima do ambiente onde está inserido, os fatores climáticos estudados neste tema são a temperatura do ar, sua umidade, velocidade com que se movimenta e a radiação. Além de fatores climáticos existem fatores individuais que influenciam essa condição, tais como idade, gênero, estado de saúde etc.
O seu estudo e aplicação refletem diretamente na qualidade de vida em ambientes de trabalho, no qual a produtividade pode ser reduzida devido às ações do metabolismo do corpo humano que ocorrem para compensar o calor em excesso ou a falta deste no local; em ambientes familiares o Conforto Térmico é um importante fator que condiciona a qualidade de vida do local, prova disto é a valorização de apartamentos e residências cujas faces são orientadas segundo as coordenadas geográficas, que serão discutidas em breve; e além da satisfação podemos citar que esta área de estudo é relativamente recente, ainda há muito a ser conhecido e desenvolvido, consequentemente as oportunidades de crescimento profissional e de inovação são grandes.
INDICADORES
Os principais indicadores climáticos são:
1.
2.
3.
4.
Temperatura do ar
Umidade do ar
Movimentação (velocidade) do ar
Radiação
Os três primeiros indicadores estão associados a um termo conhecido como “Sensação Térmica” ou
“Temperatura Aparente”, que compreende a percepção da temperatura do ar, que pode ser diferente da temperatura ambiente real.
A radiação está associada ao calor irradiado pelos corpos que atuam no ambiente, como o Sol, luz artificial, pessoas e outras fontes.
Outros indicadores dependem do estado individual das pessoas inseridas no ambiente, tais como:
1. Metabolismo
a. Alimentação
b. Idade
c. Estado de saúde (inclui-se níveis de atividades físicas)
d. Gênero
e. Dimensões do corpo
2. Vestuário
Conforto Térmico
Caio César Suguiuti - 145554
Física para Engenharia Civil
O Metabolismo depende de