Umidade e conforto termico
INTRODUÇÃO
As atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcadas, com umidades excessivas, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, são situações insalubres e devem ter a atenção dos prevencionistas por meio de verificações realizadas nesses locais para estudar a implantação de medida de controle.
A exposição do trabalhador à umidade pode acarretar doenças do aparelho respiratório, quedas, doenças de pele, doenças circulatórias, entre outras.
Para o controle da exposição do trabalhador à umidade podem ser tomadas medidas de proteção coletiva (como o estudo de modificações no processo do trabalho, colocação de estrados de madeira, ralos para escoamento) e medidas de proteção individual (como o fornecimento do EPI - luvas de borracha, botas, avental para trabalhadores em galvanoplastia, cozinha, limpeza etc).
CONCEITOS E REVISÃO * Umidade absoluta
Umidade Absoluta ou Atual é definida como a massa de vapor de água por unidade de volume da mistura, ou seja:
É comum definir se a UA em função da pressão parcial atual de vapor (ea) e da equação de estado: Sabendo que M(H2O)=18 g/mol; R=8,314 J. K/mol
* Umidade de saturação
Umidade de Saturação Umidade de Saturação –– é a umidade absoluta na qual a pressão parcial do vapor de água (ea) é igual a pressão de saturação do vapor de água (es), sendo es uma função da temperatura, es = f(T). US é a concentração máxima de vapor que pode ocorrer a uma dada temperatura. Da definição de umidade absoluta:
* Umidade relativa
A Umidade Relativa UR é definida como o quociente entre as umidades absoluta (UA) e a de saturação (US):
UR=UAUS ou em porcentagem UR%=UAUR x 100%
UR de um volume de ar é a relação entre a quantidade de vapor d'água que ele contém e o que conteria se estivesse saturado.
Em termos das respectivas pressões parciais de vapor: Onde: ea = pressão parcial atual do vapor d’água; es = pressão parcial de saturação à