relatorio pratica teste de chama
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA/SEMESTRE: QUIMICA / 2º SEMESTRE
PROFESSOR: Dr. JOSÉ FABIANO COSTA JUSTUS
PRÁTICA: 3 e 4 DATA: 02 / 04 / 2015
1- TÍTULO:
Bico de Gás estudo da Chama e Teste da Chama
2- ACADÊMICO: Verci Aparecido de Oliveira TURMA: A
3- INTRODUÇÃO:
O Bico de Bunsen atualmente chama de bico de gás é um dispositivo amplamente usado em laboratórios científicos para aquecer substâncias. É utilizado na esterilização de pequenos objetos, para aquecer produtos químicos, polir a fogo vidros quebrados e para muitas outras finalidades. Basicamente, um bico de Bunsen é um queimador de gás de pequeno porte com uma chama ajustável, onde pode-se manipular a quantidade de gás e ar. O queimador recebeu este nome em homenagem a Robert Wilhelm Bunsen, químico alemão, que recebeu os créditos pela invenção do aparelho, baseado no projeto de seus assistentes Michael Faraday e Peter Desaga.
O bico de gás é composto por várias partes: entrada de gás, regulador ou válvula de ar ou oxigênio.
Como visto na figura acima a chama apresenta 3 zonas constituintes sendo elas: - Zona neutra: é a região mais próxima a boca do tubo, nela não ocorre combustão de gás. É considerada uma chama fria se comparada as outra duas. - Zona Redutora: fica acima da zona neutra e forma um pequeno “cone”, nela inicia a combustão do gás, sua temperatura é bem inferior à da zona oxidante - Zona Oxidante: compreende toda a região acima e em torno da zona redutora. Nela a combustão do gás é completa. Sua temperatura é a mais quente das 3 zonas podendo chegar à 1100°C.
Além das zonas o bico de Bunsen ou de gás também produz 2 tipos de chamas a luminosa e a não luminosa, a chama luminosa é aquela que é obtida quando o anel está fechado, logo há pouca quantidade de oxigênio passando e assim a quantidade de calor produzida é menor, sua combustão será incompleta e há