Relat rio de qu mica 22 04 15 teste de chamas
RELATÓRIO AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL
Emissão atômica e teste da chama
Adão Cleber dos Santos
Douglas Damasceno de Araújo
Gabriel Luiz Ferreira de Andrade
Igor Junio Sousa de Carvalho
Luciano Elizio de Lacerda Filho
Victor Estácio Santos
Betim, 22 de abril de 2015.
FACULDADE PITÁGORAS DE BETIM
RELATÓRIO AULA PRÁTICA EXPERIMENTAL
Emissão atômica e teste da chama
Apresentação de relatório de aula prática como atividade de aprendizagem orientada para aproveitamento da disciplina de Química Geral e Experimental do curso de Engenharia Elétrica sob orientação da prof.ª Luciana Isabel de Oliveira Marcelino.
Tempo de atividade: 2 horas
Betim, 22 de abril de 2015
Introdução
Depois de Rutherford ter proposto seu modelo, os cientistas direcionaram seus estudos para a distribuição dos elétrons na eletrosfera. Fizeram progressos levando em conta conhecimentos anteriores. Há muito tempo os químicos já sabiam que diferentes elementos, submetidos a uma chama, produziam cores diferentes.
Com base nesses fatos e sabendo que cada cor está associada a uma certa quantidade de energia, em 1913, Niels Bohr (1885-1962) propôs um novo modelo atômico, relacionando a distribuição dos elétrons na eletrosfera com sua quantidade de energia.
Objetivos
Comprovar a tese, através do teste de chamas, que diferentes variações luminosas são produzidas pela queima de diferentes elementos químicos. Conhecer os instrumentos básicos utilizados durante o procedimento em laboratório.
Materiais e reagentes
Béquer de 100 ml
Bico de Bunsen
Vidro de relógio
Luvas
Papel toalha
Espátula metálica
Alça de platina
Parte experimental
Procedimentos:
Com o auxílio de uma espátula metálica foi retirado uma porção de cada um dos reagentes e colocado sobre papel toalha separadamente sobre uma bancada, em seguida foi aceso o bico de Bunsen e calibrou-se a entrada de ar até se obter uma chama azulada; foi utilizado a