Relatório Teste de Chama
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL
PERÍODO: 1°
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA I
PROFESSOR: CLÁUDIO OLIVEIRA
IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS POR TESTE DE CHAMA
CARUARU
2014
CLÁUDIO OLIVEIRA
LUIZ GUSTAVO DE SOUSA PINTO
IDENTIFICAÇÃO DE CÁTIONS POR TESTE DE CHAMA
Relatório para a disciplina de Química Geral apresentado ao curso de Engenharia Ambiental da Associação Caruaruense de Ensino Superior CLÁUDIO OLIVEIRA.
CARUARU
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 5
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
4 MATERIAIS UTILIZADOS 8
5 PARTE EXPERIMENTAL 9
6 REULTADOS E DISCUSSÕES 10
7 CONCLUSÃO 11
8 REFERÊNCIAS 12
1. INTRODUÇÃO
Para um melhor entendimento do teste de chamas faz-se necessário o conhecimento de algumas teorias. Desde a teoria do modelo planetário de Rutherford surgiram dúvidas, como por exemplo: O que fazem os elétrons? Alguns cálculos foram feitos baseados na física clássica e concluíram que o modelo planetário estava incorreto.
Bohr fez a primeira tentativa importante para desenvolver um novo modelo atômico, ele percebeu que sob alta temperatura ou influência de uma descarga elétrica a luz emitida pelas substâncias demonstrava a elucidação de sua estrutura atômica, ele deduziu que um átomo ou um elétron não estão livres para ter qualquer quantidade de energia.
Planck fez a suposição que a energia de um elétron em um átomo é quantizada, Bohr adotou essa ideia, e é nela que baseia seu modelo. Ele propõe que um átomo perde energia em quantidades discretas e definidas, sugerindo que os átomos possuem níveis com energia definida. O teste de chamas é um dos experimentos que comprovam a teoria de Bohr.
2. OBJETIVO
Esse relatório tem como objetivo observar o teste de chamas em determinadas