case de física
Métodos de determinação dos parâmetros de transmissão de calor sobre o telhado da UNDB como princípio básico para avaliar as condições de conforto térmico da instituição.
1. OBJETIVO
Desenvolver a capacidade dos alunos dos cursos de engenharias civil e produção de determinar os princípios básicos de propagação de calor envolvidos no dia a dia como parâmetro para aplicações em conforto térmico.
2. DESCRIÇÃO DO CASE
São Luís, capital do estado do maranhão é uma cidade que está localizada próximo da linha do equador, sendo assim, esta recebe intensos raios (ondas eletromagnéticas de calor) provenientes do sol principalmente durante os meses de julho a dezembro e não descartando os outros meses onde a frequência de pancadas de chuvas não é regular, tendo meses em que chove menos que outros. A instituição de Ensino superior UNDB que está localizada nesta cidade, sofre também as consequências de desconforto térmico em virtude da elevada quantidade e intensidade destes raios. Para amenizar este desconforto, esta unidade de ensino tem elevados consumo de energia com uso de ar-condicionado. Para resolver este impasse, o professor da disciplina de Física 2, Samuel Filgueiras, propôs a você, estudante de engenharia desta instituição de ensino, mostrar soluções viáveis economicamente para amenizar os impactos de desconforto térmico indo para um estado de conforto a térmico trabalhando prioritariamente através do telhado do prédio desta Unidade de Ensino. Para propor as soluções requeridas pelo professor é necessário que você possua conhecimentos prévios sobre os mecanismos de transferência de calor, os quais são: Irradiação, Condução e Convecção. As soluções têm que estarem embasadas nestes três princípios. Como sucesso final deste trabalho, você tem que fazer um relatório técnico-científico apresentando os conceitos básicos aplicado na sua solução e justificando sua escolha para tal.
3. QUESTÕES ENVOLVIDAS
3.1. Quais são as três maneiras ordinárias