Conflitos organizacionais
Atualmente as mudanças e a competitividade constantes dentro das organizações é algo constante, e a qualidade de vida no trabalho está sendo uma preocupação cada vez mais crescente. A manutenção das organizações neste mercado competitivo é tarefa contínua e precisa ser atualizada a cada dia. Assim, diante de um cenário cada vez mais competitivo e clientes exigentes, a Qualidade de Vida do Trabalho ganha importância dentro das organizações, integrando a cultura organizacional e práticas de uma boa gestão, tornando-se, uma vantagem competitiva. Ao se falar em qualidade de vida no trabalho está se falando sobre a percepção que o indivíduo tem das suas condições físicas de trabalho, da qualidade das relações sociais, das possibilidades de desenvolvimento e do espaço para crescimento e progresso profissional dentro da organização. Esta proposta de pesquisa trata de investigar a situação e fatores determinantes da QVT do corpo docente de uma Faculdade de Ensino Superior (FES) na cidade de Porto Velho. Enfatizando que o exercício da docência é, porém complexo, e diante das rápidas mudanças e grande competitividade, o professor deve está sempre atualizado, e ter boas práticas de relacionamentos. Sabe-se que o universo acadêmico é bem vasto com relação aos discentes, o docente depara com diversas situações em sala de aula, e ainda pode ocorrer falta de material didático, equipamentos para realização de atividades em sala de aula, e outros fatores que consequentemente levam à desmotivação e ao estresse, acarretando a má qualidade de vida profissional.
2 PROBLEMÁTICA Quais as condições ideais de qualidade de vida no trabalho para os docentes de uma Faculdade de Ensino Superior, localizada no município de Porto Velho/RO?
3 HIPÓTESES A Qualidade de Vida no trabalho dos docentes determina a eficiência, as atitudes e o comportamento dos docentes dentro de uma organização. A sensação de bem-estar, sua eficácia e todo o seu