Modelagem de banco de dados
CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
JOÃO PAULO DA SILVA GONÇALVES
ENGENHARIA DE SOFTWARE I
CONCEITOS DE MODELAGEM DE DADOS
Itaquaquecetuba
2010
INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS
A modelagem de dados é uma técnica usada para a especificação das regras de negócios para estruturas de dados de um banco de dados. Ela faz parte do ciclo de desenvolvimento de um sistema de informação onde é de vital importância para o bom resultado do projeto. Modelagem de dados consiste em desenhar o sistema de informações, concentrando-se nas entidades lógicas e nas dependências lógicas entre essas entidades.
Modelagem de dados ou modelagem de banco de dados envolve uma série de aplicações teóricas e práticas, visando construir um modelo de dados consistente, não redundante e perfeitamente aplicável em qualquer SGBD moderno.
A modelagem de dados está dividida em: modelo conceitual, modelo lógico e modelo físico.
Se você pretende desenvolver aplicações que usam banco de dados relacionais deverá possuir os conceitos básicos sobre modelagem de dados. Não importa se sua aplicação é muito simples, a correta modelagem dos seus dados irá com certeza tornar sua aplicação mais robusta e mais fácil de manter.
CONCEITOS DE MODELAGEM DE DADOS
Modelo conceitual
A modelagem conceitual basea-se no mais alto nível e deve ser usada para envolver o cliente. Os exemplos de modelagem de dados vistos pelo modelo conceitual são mais fáceis de compreender, já que não há limitações ou aplicação de tecnologia específica. O diagrama de dados que deve ser construído aqui, chama-se Diagrama de Entidade e Relacionamento, onde deverão ser identificados todas as entidades e os relacionamentos entre elas. Este diagrama é a chave para a compreensão do modelo conceitual de dados.
Modelo lógico
O modelo lógico já leva em conta algumas limitações e programa recursos como adequação de padrão e nomenclatura. Define as chaves primárias e estrangeiras. Deve ser criado levando em