CONFLITO ORGANIZACIONAL
O presente trabalho de pesquisa vai abordar a cerca de Conflito Organizacional. O conflito surge quando há a necessidade de escolha entre situações que podem ser consideradas incompatíveis. Todas as situações de conflito são antagónicas e perturbam a acção ou a tomada de decisão por parte da pessoa ou de grupos. Kurt Lewin define o conflito no indivíduo como "a convergência de forças de sentidos opostos e igual intensidade, que surge quando existe atracão por duas valências positivas, mas opostas (desejo de assistir a uma peça de teatro e a um filme exibidos no mesmo horário e em locais diferentes); ou duas valências negativas (enfrentar uma operação ou ter o estado de saúde agravado); ou uma positiva e outra negativa, ambas na mesma direcção (desejo de pedir aumento salarial e medo de ser demitido por isso)".
2. Objectivos
2.1 Objectivo geral
Compreender o Conflito Organizacional.
2.2 Objectivos específicos
Identificar as situações que geram Conflitos;
Conhecer os aspectos Positivos e Negativos na Gestão de Conflitos;
3. Metodologia
A colecta de dados para o desenvolvimento do presente trabalho foi mediante a análise bibliográfica e documental. A análise bibliográfica e documental por se desenvolver a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet.
4. Fundamentação Teórica
4.1 Conceito de Conflito
Podemos encontrar várias definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo conflito adquiriu, encontramos temas comuns na maioria de suas definições. O conflito deve ser percebido pelas partes envolvidas, pois, sua existência ou não, é uma questão de percepção. A oposição ou incompatibilidade e alguma forma de interacção são outros factores comuns nas definições de conflito, pois, estabelecem as condições que determinam o ponto inicial do processo de conflito.
Segundo