Analise de vibracao para uma estrutura com 2 graus de liberdade
Edmundo Sahd Neto, esneto@gmail.com1
Igor Rafael Silva Bernardinelli, igorbernardinelli@hotmail.com1
Rafael Delapria Dias dos Santos, radar_navirai@hotmail.com1
Bruno Horácio Begnini, bruno.horacio@hotmail.com1
1 Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE), Av. Tancredo Neves n.º 6731, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), CEP 85.856-970, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, e-mails:bruno.horacio@hotmail.com, esneto@gmail.comigorbernardinelli@hotmail.com, radar_navirai@hotmail.com,
Resumo:As novas tecnologias e o estudo sobre modos de vibrações e métodos de amortecimento vêm sendo cada vez mais estudado no mundo inteiro. Isso é importante para quebrar barreiras nas construções civis como, por exemplo, projetos de prédios cada vez mais altos e com arquiteturas modernas. Esse é um tema que interessa muito indústrias que possuem seus prédios comerciais próximos a suas fabricas, pois esses prédios são afetados pela vibração proveniente das maquinas das fabricas. Em alguns casos essa vibração pode ser muito incomoda e trazer transtornos. Neste trabalho abordaremos assuntos como a determinação da frequência natural de uma estrutura com dois graus de liberdade, e como é possível diminuir essa vibração.
Na obtenção das equações de movimento para o sistema massa-mola-amortecetor de 2 graus de liberdade, o modelo utilizado tem como base a equação de Lagrange e a Segunda lei de Newton com condições iniciais apropriadas, a solução numérica destas equações foi realizada manualmente e nossos resultados são obtidos a partir do Scilab-Xcos. Os resultados obtidos satisfazem as condições de estabilidade e é factível para aplicações práticas, pois os resultados obtidos comparam adequadamente com os dados analíticos, numéricos e experimentais encontrados na literatura, comprovando que os resultados eram os esperados realmente.
Palavras-chaves: Vibração, graus