CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
CURSO DE CONTABILIDADE
CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
MANAUS
2014
CONFLITOS ORGANIZACIONAIS
MANAUS
2014
INTRODUÇÃO
Os conflitos são presentes em todos os ambientes, organizacionais ou não, pois sempre que houver a convivência entre um grupo de pessoas, inevitavelmente haverá divergências de idéias, objetivos, entre outros fatores.
A busca do objetivo deste trabalho se realiza através de pesquisa bibliográfica, a qual será desenvolvido o tema.
I. CONFLITOS
Várias teorias tentam explicar o que é um conflito e suas origens. A concordância entre elas refere-se a afirmação de que o conflito existe desde o início da humanidade e que faz parte do processo de evolução dos seres humanos. O conflito é necessário para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema, seja social, político ou organizacional.
Conforme Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é a parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc. Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das pares, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.
I. TIPOS DE CONFLITOS
Para melhor conhecer os conflitos é importante saber suas formas e tipos de ocorrência, de maneira que ao se deparar com uma situação do atrito possa ser identificado, para assim buscar a melhor forma de resolução.
Para Chiavenato ( 2004), existem vários tipos de conflitos: o conflito interno e o conflito externo. O interno, ou intrapessoal, envolve dilemas de ordem pessoal; o externo envolve vários níveis, como: interpessoal,