escola
Passo 2
Como a defesa dos grupos mais vulneráveis e excluído, o caráter pedagógico no sentido da promoção de processo de educação político, a promoção de relações de confiança, cooperação e espírito público, as denúncias de relações de poder, ou ainda a participação na elaboração e controle de políticas públicas.Mak Warren (2001) aponta para a emergência de um consenso no interior da teoria democrática acerca da concepção Tocquevilliana da importância da vida associativa para a democracia, pelo fato de as associações serem vistas, entre outros, com cultivadoras de virtudes cívicas consideradas cruciais para uma sociedade democráticas.
No caso brasileiro, pode-se afirmar, olhando a literatura sobre o tema nas últimas décadas, que o país testemunhou a emergência de um quadro associativo vigoroso e diversificado. Das ações coletivas no pais, ressaltando o surgimento de um novo associativismo (AVRITZER,1997) durante os anos de 1970 que rompe com os padrões tradicionais- caracterizados pela baixa densidade- a constituição de um processo de pluralização de aumento no ritmo no número e nos tipos de associações existentes.
O movimento sociais que desencadeiam diferentes mobilizações e reivindicações, como as questões urbanas, de gênero sexualidade, ambientes, culminando com articulações mais gerais, como as de defesa de uma constituição pauta por princípios de participação e de justiça sociais . A abordagem de redes passou a tomar corpo no interior das análises sobre os movimento sociais, devido não apenas ás características articulatórias crescentes nesse campo associativo como ás novas formas de institucional a as novas sociabilidades decorrentes das lógicas de cooperação solidária que passaram a ser estimuladas entre organizações voluntárias, pastorais etc.
De acordo com Nogueira (2003) teve como base um conjunto de fatores que entre eles a diferenciação e fragmentação das sociedade contemporâneas que vem testemunhando a diminuição de peso político da