Karl Marx
*Amanda Lozer Pereira Santana
___________________________________
O século XIX foi um século de grande desenvolvimento do capitalismo e de mudanças radicais no mundo. Esse período poderia se dividido em dois grandes momentos.O primeiro até 1848 caracterizou-se pela expansão do capitalismo nos países industrializados, pelo seu impulso inicial nos países não desenvolvidos e pela sua primeira grande crise nos países desenvolvidos (1830-1840). Nesse período, assistiu-se á expansão e ao crescimento das forças produtivas, da economia e , portanto, da riqueza associados ao imenso avanço da ciência.
O crescimento sem limites e obstáculos do capitalismo era visto, por seus defensores, como o único caminho de solução para suas crises e para a pobreza.Simultaneamente, surgiam propostas que defendiam que a crise e a pobreza eram inerentes ao sistema capitalista e que apenas por meio de uma reordenação econômica e política seria possível superá-las. É também característica desse momento a consciência, de cada um dos principais grupos sociais(trabalhadores e burguesia), de que suas propostas eram incompatíveis entre si, mas que cada uma delas exigia mudanças urgentes: mudanças que são buscadas em 1848, por exemplo, quando explode um período revolucionário por quase toda a Europa.
A segunda metade do século defrontou-se com um novo momento de desenvolvimento do capitalismo: com a expansão do sistema em nível mundial, com uma segunda fase de expansão da indústria nos países industrializados e com formação de um sistema capitalista internacional. Do ponto de vista político,o período foi marcado por propostas e governos de cunho nacionalista e liberal, e foi nesse momento que vários países da Europa, como a Alemanha e a Itália, completaram sua unificação econômica e política e entraram, definitivamente, no quadro dos países capitalistas avançados.
Foi nesse contexto que Marx viveu e desenvolveu