Conflitos latino americanos
Um dos conflitos mais antigos da América Latina teve início em 1964, entre forças conservadoras e socialistas pela disputa do poder no país.
Nos anos 60 ex-combatentes liberais colombianos fundaram a FARC-EP para lutar pela criação de um Estado marxista. E em 1964 proprietários rurais influenciados pelo sucesso de Fidel Castro, a Força Armada ganhou uma maior proporção. O EUA começou a pressionar o Exército Colombiano para a eliminação do grupo, porém houve reação dos rebeldes e o foi criado o movimento revolucionário.
O Exército de Libertação Nacional juntou-se a FARC-EP pelo mesmo ideal marxista.
Em 1968 foi criada uma lei para a criação de um exército de direita para o combate aos faccionistas, mas saiu do controle nacional e passou a ser uma organização terrorista, fundando a AUC em 1997.
A luta pelos ideais dos dois grupos terroristas gerou a guerra civil.
A partir dos anos 80, a guerra civil, se tornou ligada ao tráfico de drogas internacional, pois as FARC-EP e o ELN financiavam os custos de guerra através do tráfico e do sequestro de civis.
Em 2000, os EUA liberaram 1,3 bilhão de dólares para ajudar no combate contra as drogas na Colômbia, porém até hoje a situação colombiana continua indefinida. Refugiados Haitianos
Devastado por um terremoto em 2010, a economia do Haiti, já devastada pela instabilidade política, piorou.
Com esse cenário, a imigração foi o melhor caminho encontrado por milhares de haitianos. E houve então, a busca de oportunidades no Brasil, onde chegaram no país no mesmo ano.
O Brasil atualmente tem de lidar com as massas haitianos que se concentram principalmente no Acre e proporciona a super lotação de pessoas no estado.