carboidratos
Lipídios são biomoléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio, fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.
É importante que se tenha um consumo moderado desta substância, pois além de conter maior valor energético, não é o primeiro nutriente utilizado pela célula quando ela gasta energia. Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares, e nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Os lipídios são popularmente classificados em “gordura boa” (gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos essenciais como ômega 3 e 6) e “gordura ruim” (gordura saturada, gordura hidrogenada e gordura trans). Sendo algumas fontes de “gordura boa”: azeite, abacate, peixes, sementes e oleaginosas, como castanhas. E fontes de “gordura ruim”: a manteiga/margarina, frituras, carnes gordas e doces cremosos, como sorvete. Os lipídios são essenciais no organismo e metabolismo, na formação de hormônios.
PROTEÍNAS
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo, e não com sua quantidade. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, as enzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas as reações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.
Todas as proteínas contêm carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, e quase todas contêm enxofre. Algumas proteínas contêm elementos adicionais, particularmente fósforo, ferro, zinco e cobre. Seu peso molecular é extremamente elevado. Todas as proteínas,