Conflito no Ambiente de trabalho
Observando os conflitos em grupos profissionais, nota-se que é comum eles serem pecebidos de forma negativa, porém, o que realmente acontece é que são poucos os profissionais habilitados para lidar com eles, e essa dificuldade resulta em comportamentos inadequados, agressividade, confrontos verbais e exteriorização de sentimentos negativos, situações extremamente prejudiciais ao bom relacionamento interpessoal e, que consequentemente, podem afetar o desempenho da organização.
A visão negativa de conflitos no trabalho pôde ser comprovada através de uma pesquisa de campo, por meio de aplicação de questionário, realizada pelos alunos do quarto período do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos das Faculdades SPEI. O questionário foi aplicado em 700 trabalhadores, sendo 57% mulheres, dentre os quais 80% revelaram que os conflitos interferem em sua produtividade.
Fatores como metas, remuneração, falta de recursos materiais, volume de trabalho e problemas de relacionamento no ambiente de trabalho são algumas das mais frequentes causas de conflitos.
Dentre as opções apresentadas, o fator que mais interfere para o surgimento de conflitos é o volume de trabalho, sendo que 35% dos entrevistados afirmaram que tal fator sempre ou frequentemente causa conflitos, 28% que algumas vezes geram conflitos e 29% afirmam que isso nunca ou quase nunca gera conflitos profissionais.
Observou-se ainda que 44% dos profissionais que indicam, que o volume de trabalho sempre gera conflitos, trabalham em empresas prestadoras de serviços administrativos, as quais são conhecidas por suas demandas excessivas de trabalho e quadros de funcionários enxuto demais. Esse fator aliado a outros problemas, constumam resultar em