gerenciando conflitos no ambiente de trabalho
► Introdução …………………………………………… 2
► Conflitos ……………………………………………... 3 a 5
► Conflitos no trabalho ……………………………….. 6 a 9
► Conclusão ……………………………………………. 10
► Bibliografia …………………………………………… 11
Introdução
Este trabalho tem como tema principal os conflitos, onde falamos destes no modo geral. Mas mais a frente temos um sub-tema que será os conflitos no trabalho.
Podemos ver que os conflitos estão divididos em vários tipos, os intrapessoais, os interpessoais e por fim os organizacionais.
Os conflitos intrapessoais ocorrem dentro da própria pessoa. Os interpessoais envolvem duas ou mais pessoas. E os organizacionais são entre pessoas da mesma instituição. Podemos ver então que os conflitos no trabalho inserem-se nos organizacionais.
Neste trabalho também inserimos um caso real de um conflito organizacional. Vamos mostrar as várias vertentes desse caso. Para poder explicar melhor como surgem estes conflitos vamos demonstrar a situação de uma grande empresa em Portugal.
Conflitos
Podemos começar por explicar como os conflitos surgem. Há sempre alguma razão para a pessoa, ou duas pessoas ou mais tenham algum tipo de conflito, quer consigo quer com os outros.
Então os conflitos surgem pelas as seguintes razões:
Várias diferenças individuais, a forma de agir, a forma de pensar de cada pessoa.
Outro motivo é as discordâncias de opiniões, cada pessoa tem a sua própria opinião, que vai chocar com as dos outros.
A razão principal dos conflitos pensamos que seja a tensão que se cria a volta de uma discussão, por exemplo. Pois qualquer pessoa num estado de tensão muito grande, vai entrar muito mais facilmente em conflito.
Os conflitos também podem ser qualificados em vários tipos, existem os conflitos interpessoais, os conflitos intrapessoais e os conflitos organizacionais.
Que passamos já de seguida a explicar:
Conflitos intrapessoais: acontece dentro da própria pessoa, por exemplo uma
pessoa