Broto
1 Introducao
2Desenvolvimento
2.1 Causas
2.2 Sugestoes para mediacao
3 Conclusao
INTRODUCAO
O Trabalho em questao tem por objectivo refletir sobre factores, razoes antecedentes e caracteristicas dos conflitos laborais.
A abordagem que tomaremos parte do pressuposto que não e possivel estabelecer relacoes socioprofissionais sem conflitos, portanto deduzimos que não e possivel existir um ambiente laboral no qual não existam conflitos.
Os conflitos sempre estiveram presentes no processo de evolução dos seres humanos, eles são imprescindíveis para o desenvolvimento e crescimento em grupo, sejam familiares, sociais, políticos ou profissionais.
DESENVOVIMENTO
O conflito e muitas vezes denominado como um jogo de forcas que operam sobre o sujeito levando-o a solucoes de compromissos, que implica em renuncias e perdas. No trabalho, esses conflitos são vivenciados quando entra em confronto o desejo do trabalhor, expresso nas necessidades, aspiracoes e interesses e a realidade vivenciada no trabalho, geralmente marcada pelo produtivismo, desempenho e a procura pela excelencia.
2.1 Razoes
Esses conflitos têm suas causas nas dimensoes do contexto de trabalho, que na maioria das vezes favorecem a rivalidade entre os colegas, a competicao e o individualismo, tendo em vista, as estrategias de gestao utilizadas, como os sistemas individualizados de avaliacao. Especificamente, podem ser consideradas situacoes provocadoras de conflitos nos relacionamentos a gestao pelo controle, medo, pressao desconfianca e inseguranca; normas sem limites ou muito padronizadas; poder autocratico ou permissivo; comunicacao sem visibilidade, paradoxal, restrita; foco na producao, ideologia da excelencia, metas inatingiveis e falta de sentido do trabalho.
Normalmente, os conflitos iniciam-se com debates, quando há exposição ou defesa de ideias, ideais e pensamentos, o que se revela