embriologia
O broto pancreático dorsal, que é maior e mais cranial, origina a maior parte do pâncreas e cresce entre as camadas do mesentério dorsal. O broto pancreático ventral origina o processo uncinado e parte da cabeça do pâncreas e cresce entre as camadas do mesentério ventral. Após a fusão dos brotos, seus ductos formam o ducto pancreático principal(formado da anastomose do ducto do broto ventral com a parte distal do ducto do broto dorsal) e o ducto pancreático acessório (formado da anastomose da parte proximal do ducto do broto dorsal). O endoderma dos brotos pancreáticos origina o parênquima do pâncreas, onde se desenvolverão os ácinos e as ilhotas pancreáticas. A secreção de insulina ocorre no inicio do período fetal (10ª semana) e o glucagon foi detectado no plasma fetal na 15ª semana. Quando a mãe possui diabetes mellitus,as células beta secretoras de insulina do pâncreas fetal se hipertrofiam com a finalidade de aumentar a taxa de secreção de insulina, devido ao fato de estarem cronicamente expostas a alto níveis de glicose.
PÂNCREAS ANULAR
É uma anomalia incomum que pode causar a obstrução completa (atresia) ou obstrução parcial (estenose) do duodeno. É uma conseqüência do crescimento de um broto ventral bífido ao redor do duodeno, onde as porções desse broto se fundem com o broto dorsal formando um anel pancreático.
Em pessoas com esse pâncreas anormal foi detectado uma maior incidência de pancreatite e de úlcera hepática.
Figado
É o maior órgão interno, e é ainda um dos mais importantes. É a mais volumosa de todas as vísceras, pesa cerca de 1,5 kg no homem adulto, e na mulher adulta entre 1,2 e 1,4 kg. Tem cor arroxeada, superfície lisa e recoberta por uma cápsula própria. Está situado no quadrante superior direito da cavidade abdominal.
O tecido hepático é constituído por formações diminutas que recebem o nome de lobos, compostos por colunas de células hepáticas ou hepatócitos, rodeadas por canais diminutos