embriologia
Relatório N. 001
Título da prática: Constituição e funcionamento do microscópio
Acadêmica: Valdilene Souza
Professor(a): Ana Maria Gomes
Faculdade Parnaíba
2. Introdução
A palavra microscópio surgiu de duas palavras gregas “micros” e “scopein” que correspondem respectivamente a “pequeno” e “observar”. É um aparelho formado por várias lentes, utilizado para ampliar a imagem de pequenos objetos, um instrumento muito útil para estudarmos pequenos seres. Atualmente, o microscópio mais utilizado nas universidades é o microscópio ótico.
3. Desenvolvimento
Na aula ocorrida no dia 26 de fevereiro, no laboratório de Biologia Celular e Imunologia, na disciplina de Embriologia e Genética Humana que é ministrada pela professora Keila Moreira, foi abordado pela mesma a constituição e o funcionamento do microscópio, onde aprendemos a manuseá-lo e a conhecer cada parte do instrumento com suas devidas especificidades. Observando a constituição do microscópio, pudemos observar partes essenciais de um microscópio ótico, dentre as quais podemos citar: uma fonte luminosa; um sistema de lentes (condensador) que serve para captar e focar a luz na amostraobservada; três lentes objetivas que são utilizadas para formar e ampliar a luz do espécime (amostra) e uma ocular que é usada para ampliar a imagem formada pela objetiva.
4. Conclusão
De acordo com o que foi estudado observamos a estrutura de um microscópio com suas devidas funções, onde tivemos a oportunidade de aprender a manuseá-lo, assim como compreender a importância deste instrumento.
5. Bibliografia Brasil Escola. Disponível em http://www.brasilescola.com/biologia/microscopia.htm. Acessado em 02 de março de 2013.
COELHO, Keyla Maria Gomes. Roteiro de aulas práticas: embriologia e genética. Parnaíba: 37 p.
Universidade federal do Paraná. Disponivel em: http://people.ufpr.br/~cid/farmacognosia_I/Apostila/microscopia.pdf. Acessado em 02 de março de 2013.