Embriologia
A embriologia é a parte da Biologia que estuda o desenvolvimento dos embriões animais. Há grandes variações, visto que os animais invertebrados e vertebrados apresentam muitos diferentes aspectos e níveis evolutivos.
Prof. César Lima
Desenvolvimento envolve diversos aspectos:
multiplicação de células, através de mitoses sucessivas
(clivagens);
diferenciação ou especialização celular, com modificações no tamanho e forma das células que compõem os tecidos.
EMBRIOLOGIA
Definições
Tipos de Óvulos
Tipos de Clivagens
Embriogênese
Embriogênese
Destino dos folhetos
Classificação embriológica
Anexos Embrionários
TIPOS
TIPOS DE ÓVULOS
OLIGOLÉCITOS / ISOLÉCITOS / ALÉCITOS
São aqueles que possuem pequena quantidade de vitelo uniformemente distribuída pelo citoplasma. São próprios das espécies nas quais o embrião não obtém alimento do ovo, mas do corpo materno ou do meio ambiente.
Aparecem em espongiários, celenterados, protocordados e mamíferos.
HETEROLÉCITOS / MEDIOLÉCITOS
Apresentam nítida polaridade, distinguindo-se o pólo animal com pequena quantidade de vitelo, e o pólo vegetativo com abundante quantidade de vitelo, permitindo a nutrição do embrião durante algum tempo. Aparecem em platelmintos, moluscos, anelídeos e anfíbio.
TELOLÉCITOS / MEGALÉCITOS
Com grande quantidade de vitelo ocupando quase todo o ovo, ficando o citoplasma e o núcleo reduzidos a uma pequena área, há a cicatrícula ou disco germinativo, situado no pólo animal.
Ocorre em cefalópodes, peixes, répteis e aves.
CENTROLÉCITOS
O vitelo concentra-se no centro do óvulo e separa-se em duas zonas de protoplasma: uma central, contendo o núcleo, e a outra periférica, circundando o vitelo. São óvulos típicos dos artrópodes.
SEGMENTAÇÃO HOLOBLÁSTICA / TOTAL
TOTAL IGUAL
É próprio dos oligolécitos, onde a distribuição uniforme de vitelo permite a divisão em blastômeros de mesmo tamanho. Serve como exemplo a segmentação do ovo e