Veterinaria
*Tem sua origem do sistema digestório, sistema primitivo anterior.
*Sistema misto, formado pela Mesoderme e Endoderme.
*Glote: Flap cartilaginoso, libera ou nega a passagem de ar ou comida, alternando entre traqueia e esôfago.
*Final do esôfago cria-se uma bifurcação, o primórdio do sistema respiratório.
*Sistema respiratório Mamíferos: nariz, fossas nasais, seio nasais, laringe, faringe, traqueia, pulmões (brônquios, bronquíolos, alvéolos).
*Unidade funcional do sistema respiratório: alvéolo, estruturas que realizam as trocas gasosas.
*Brônquios: Canos derivados da traqueia, ramificam-se nos bronquíolos.
*Trocas Gasosas: Ao redor de cada alvéolo temos vasos sanguíneos chamados de capilares, o oxigênio vem pela traqueia, chega aos brônquios, depois bronquíolos e chagam as alvéolos, os capilares que rodeiam os alvéolos absorvem esse oxigênio, esses capilares se anastomosam e se tornam vasos maiores repletos em oxigênio e vão em direção ao coração, do coração o sangue rico em oxigênio é distribuído para todo o corpo do animal, durante essa distribuição ocorre uma troca gasosa, a célula pega o oxigênio e devolve CO2 para o sangue. Depois que o sangue passou por todo o corpo do animal deixou o oxigênio e agora esta rico em CO2 ele volta para o coração e é bombeado para o pulmão, chega nos capilares alveolares, passam para os alvéolos, depois para os bronquíolos, brônquios, traqueia e são expelidos pelas fossa nasais.
*As trocas gasosas são realizadas por diferença de gradiente de concentração entre oxigênio e CO2, nos alvéolos e capilares alveolares.
*O primeiro brotamento na traqueia recebe o nome de Divertículo Respiratório.
*Na ponta do Divertículo Respiratório, existe uma segunda bifurcação que são os Brotos Pulmonares Primitivos, darão origem ao pulmão esquerdo e direito.
*Essa separação de brotos pulmonares dá a marcação da futura traqueia.
*A traqueia se separa do esôfago pelo Septo