veterinaria
importÂncia clínico-cirúrgica das regiões topográficas dissecadas e estudadas
São Paulo
2012
daniele rodrigues
Natalia ivanhes
Silvia Salem
Tatiane Lima
importÂncia clínico-cirúrgica das regiões topográficas dissecadas e estudadas
Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina Corpo Animal II, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Profº Drº Marcelo Lima e da Profª Kênia Calábria
São Paulo
2012
AGRADECIMENTOs
Agradecemos a oportunidade de desenvolver o presente trabalho, expandindo assim nossa capacidade de pesquisa e estruturação, cujo principal objetivo é apresentar a importância clínico-cirúrgica das regiões topográficas dissecadas e estudadas ao longo da matéria de Corpo Animal II.
Agradecemos também ao nosso Profº Drº Marcelo Lima e a Profª Kênia Calábria, que sempre dispostos às terças-feiras, a nos orientar tirando dúvidas e construindo junto o nosso conhecimento, para que este trabalho fosse realizado.
SUMÁRIO
1. Membro Torácico
1.1 Não união do processo ancôneo
A não união do processo ancôneo é primariamente um problema de desenvolvimento, que afeta o núcleo de ossificação próprio da apófise.
Observa pré disposição para de gigante e grande porte e tambem raças condidostroficas como o Pastor Alemão além de outras como são bernardo, labrador, pointer, buldogue francês, basset hound e daschshund .
Tradicionalmente, tem-se descrito a NUPA como uma falha no desenvolvimento do 4º centro de ossificação da ulna em unir-se a metáfise ulnar proximal (olécrano) por volta dos 5 meses de idade, o que pode resultar de um estresse mecânico anormal no processo ancôneo. É proposto também como etiologia o crescimento incongruente do rádio e da ulna. Se o