veterinaria
Além do médico veterinário responsável, o quadro de funcionários das clínicas veterinárias incluirá, obrigatoriamente, auxiliar de veterinário e faxineiro, que deverão estar presentes durante todo o período de atendimento.
O exercício das atividades profissionais de médico veterinário, somente é permitido aos portadores de carteira profissional expedida pelo conselho federal de medicina veterinária, ou pelos conselhos regionais de medicina veterinária, conforme dispõe a lei no. 5.517/68.
É importante que a Vigilância Sanitária compete, atuar sobre estabelecimentos de assistência e serviços veterinários em questões sanitárias legais vigentes relacionadas à prevenção de riscos e agravos à saúde humana, limpeza e higiene do local, proteção do meio ambiente; condições de exposição ambiental e ocupacional das radiações ionizantes.
Veículo utilizado nos serviços veterinários, adaptado e equipado para a realização de atendimentos de urgência e emergência, deve possuir autorização expedida pela vigilância sanitária após a inspeção do veículo e o cumprimento das normas sanitárias pertinentes.
Para a legalização do hospital veterinário, é necessário, no mínimo: Constituição da empresa (CNPJ, contrato social); Possuir documento oficial de liberação do gestor municipal para exercício do ramo no local respectivo – uso do solo (Alvará, Licença de Funcionamento); Relação contratual entre a empresa e seu responsável técnico; Habilitação legal do responsável técnico expedida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.
Estabelecimentos de Assistência Veterinária fazem uso de medicamentos da linha humana, os quais pelos seus princípios ativos, formas farmacêuticas e dosagens têm grande aplicabilidade na Medicina Veterinária,