conflito funcional
Podemos encontrar varias definições de conflito. Apesar dos diferentes sentidos que o termo adquiriu, encontramos temas comuns na maioria de suas definições. O conflito pode ser percebido pelas partes envolvida, pois, sua existência ou não, é uma questão de perceção. A oposição ou incompatibilidade alguma forma de interação são fatores comuns nas definições de conflito, pois, estabelecem as condições que determinam o ponto inicial do processo de conflito.
Robbins define o conflito como um processo que tem inicio quando uma das partes percebe que a outra parte a afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante.
Na visão das relações humanas pode-se dizer que o conflito é uma consequência natural e inevitável em qualquer grupo, não sendo necessariamente ruim, podendo ter potencial de ser uma forca positiva na determinação do desempenho do grupo.
2.-Conflito Funcional e Disfuncional
A visão interacionista não propõe que todos os conflitos sejam bons. Na verdade, existem conflitos funcionais (positivos) que atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho e existem os conflitos disfuncionais (negativos) que atrapalham o desempenho do grupo.
O conflito Funcional ocorre quando os interesses da organização são atendidos, como resultado da disputa ou desacordo.
O conflito Disfuncional ocorre quando a disputa ou desacordo prejudicam a organização. Quando o conflito destrutivo ocorre, o gerente deve intervir.
O conflito funcional promove maiores níveis de desempenho, por meios como aumento da motivação, habilidades em resolver problemas, criatividade e mudança construtiva. Por exemplo conflito entre funções diversas, tais como engenharia e manufatura, tem levado a criação de equipas multifuncionais. Como essas equipas contem representantes de cada uma das funções, tornou-se mais fácil resolver áreas de desentendimento.
O conflito funcional e