DVA, Notas Explicativas
Atualmente em vista ao intenso desenvolvimento empresarial observado no decorrer dos anos como conseqüência do próprio desenvolvimento social, as necessidades dos homens cresceram velozmente, ao ponto que a Contabilidade enquanto ciência responsável pelo patrimônio, precisou se atualizar para responder de maneira eficiente a estas exigências evidenciadas e ainda, ampliar seu campo de atuação por ocasião do surgimento de novos usuários.
A Demonstração do Valor Adicionado vem atraindo instituições, pesquisadores e profissionais a conhecer e a estudá-la, fazendo com que estes venham a elaborá-la e divulgá-la ao público em alvo e também geral.
O aumento do uso de métodos quantitativos que facilitem a explicitação e o encaminhamento de problemas empresariais é cada vez maior, onde estes estão adquirindo cada vez mais importância já que investir no desenvolvimento das entidades é a chave para o crescimento. Não poderia ser diferente com relação às demonstrações contábeis. Sendo assim, surgem demonstrativos que atendem a estas novas necessidades de analistas e usuários, especialmente quando há consciência por parte de outros grupos, não apenas os acionistas, os administradores ou o governo, sobre a importância da comunicação contábil.
A visão das empresas quanto aos relatórios sociais são tão diferenciadas quanto seus conceitos de responsabilidade social. O ponto principal é chegar a um consenso quanto ao tipo de informação a fornecer, ao formato do relatório, bem como à confiabilidade do processo de avaliação e auditoria, ou seja, na contabilidade há também uma gama variada de métodos e procedimentos para realização de uma mesma atividade, mas, para que não haja equívocos quanto à sua interpretação, os contabilistas utilizam-se das notas explicativas que devem ser utilizadas para suprir tais necessidades. Nelas estão contidos esclarecimentos sobre procedimentos e critérios de contabilização adotados, além de outras explicações que os contadores