SEGUROS E RESSEGUROS
Na linguagem do seguro, prêmio é o valor que você paga para ter direito ao seguro.
Exemplo de Seguro Automotivo:
No seguro de automóveis, como em qualquer outra modalidade, quanto maior o risco, maior o prêmio.
As seguradoras calculam o risco com base em dados estatísticos gerais, que lhes permitem saber, por exemplo, em que porcentagem as mulheres batem menos os carros que os homens, em que regiões os roubos são mais freqüentes, que modelos têm custos de reparos mais caros, etc. São levadas em consideração, também, para a determinação do prêmio, informações específicas de cada cliente, tais como seu histórico de sinistros e mesmo acidentes ou roubos de veículos não segurados, além de histórico de crédito, entre outros.
O valor do prêmio será fixado pela seguradora a partir das informações que você prestar sobre o automóvel e, em geral, sobre seus dados pessoais e de quem mais vai dirigir o carro, se tem garagem para o pernoite e no trabalho, região em que reside, dentre várias questões que, no conjunto, formam o perfil do segurado. Daí que o questionário preenchido pelo segurado é de fundamental importância.
O valor final do prêmio é o resultado do custo do risco – quanto a seguradora estima que vai gastar, em média, com os sinistros da apólice – mais a remuneração do corretor (comissão), os gastos administrativos (funcionamento) da seguradora, impostos e lucro. As seguradoras têm liberdade para estipular o valor do prêmio e oferecem várias opções de financiamento do seguro.
Custo de Aquisição Diferido:
Os custos de aquisição diferidos podem ser considerados como ativos custos de aquisição diferidos são constituídos pelas parcelas de custos despendidos na obtenção de contratos de seguros de riscos a decorrer, correspondente ao período de risco ainda não decorrido, as quais são amortizadas pela vigência dos riscos, e pelas despesas com agenciamento de contratos de seguros, as quais são amortizadas em períodos de 6 a 120 Meses.