sociologia
Reinaldo Dias
Neste capítulo, é abordado um dos mais importantes processos sociais que ocorrem nas sociedades humanas, que é o poder. Não é possível estudá-lo no âmbito organizacional sem remeter à definição clássica de Max Weber, que foi reproduzida inúmeras vezes por outros teóricos.) Na estrutura funcional
Como as posições funcionais são interdependentes, umas são referidas em relação às outras, os conflitos surgem pelo fato de que os indivíduos que ocupam determinadas funções não executam suas tarefas de acordo com as expectativas, impossibilitando que as outras funções sejam exercidas corretamente. Um faxineiro que deixa de limpar um escritório prejudicará o exercício da função por parte daqueles que irão ocupá-lo. Um office-boy que não entrega um serviço que já foi executado por outros inviabilizará que sejam atingidos os objetivos a que se propuseram.
b) Na estrutura hierárquica
Aqui muitos conflitos têm origem na perspectiva de ascensão vertical, onde muitos indivíduos que pertencem aos níveis inferiores tudo fazem para desalojar os ocupantes de posições superiores, buscando um conflito que resulte no afastamento do superior hierárquico e abrindo a perspectiva para a sua própria ascensão pessoal. Por outro lado, o conflito também pode se estabelecer devido à ameaça de um ocupante de cargo ou função ser desalojado da posição hierárquica que ocupa por algum subordinado; e deste modo se antecipa e destitui a pessoa que coloca em risco sua posição.
c) No sistema de status
Mudanças abruptas na hierarquia de prestígio causam tensões sociais que podem levar ao conflito. Um empregado que se forma advogado e permanece ocupando uma mesma posição subordinada a um chefe de seção que tem uma formação de nível colegial é um exemplo de situação que pode gerar conflitos.
Buscamos identificar os componentes pelos quais se manifesta o poder, destacando que a força é só mais um deles, embora tenha desempenhado papel crucial até os