História e Contexto da Farmácia
Revolução Científica: Defendeu-se que o verdadeiro "conhecimento da Natureza" se baseava ma Observação e na Experiência. Assim, Desenvolveu-se p MÉTODO EXPERIMENTAL (um fato para ser válido teria de ser confirmado pela razão e pela experiência).
Apesar da revolução, existia muita resistência à inovação: - Ligada a pequenos grupos intelectuais; - População Analfabeta; - Igreja, onde o ensino era dado por ela.
Então em seguida surgiu na Europa um movimento cultural a qual se deu o nome de ILUMINISMO. Este movimento defendia os valores máximos, assentavam na ideia de progresso e liberdade, igualdade, tolerância e crença na razão.
A Medicina e a Revolução Científica
O conhecimento médico e científico avançou a passos extraordinários. Muitas das concepções equivocadas foram finalmente derrubadas e novas descobertas realizadas e comprovadas, exemplos das novas descobertas:
- Sangue é “bombeado” para todo o corpo pelo coração, onde descreve a circulação do sangue dentro do corpo.
- Conduziram experimentos que mostravam que o sangue pega alguma coisa durante sua passagem pelos pulmões, mudando sua cor para vermelho vivo.
- Descobriu-se o oxigênio. E só então a fisiologia da respiração foi totalmente compreendida. - Realizou as primeiras transfusões de sangue, de animal para animal e de humano a humano.
- Usou-se um novo aparelho chamado microscópio para descobrir toda a matéria de coisas minúsculas (“microscópicas”): glóbulos vermelhos, bactérias e protozoários.
- Usou o microscópio para estudar a estrutura do fígado, da pele, dos pulmões, do baço, das glândulas e do cérebro. Várias partes microscópicas do corpo, incluindo uma camada de pele e partes do baço e do rim.
- Incentivou-se a ciência da embriologia com seus estudos em ovos de galinha. - Lembrando que ainda houve erros e concepções errôneas.
- Explicou a concepção dentro dos espermatozóides no sêmen.
Foi uma era de progresso em vários aspectos. Contudo, o