Resumo farmacia
Surgiu as atividades relacionadas á farmácia apartir do século X.
Nesse período a medicina e a farmácia era uma só profissão.
Na Espanha e na franca foram às primeiras boticas, o boticário tinha a responsabilidade de conhecer as doenças e realizar suas curas.
Com o surgimento da lepra Luis XIV tem a necessidade de ampliar o numero de farmácias hospitalares. Mais adiante a profissão farmacêutica separa da medicina e fica proibido ao médico ser dono de uma botica, com isso surge a separação daquele que diagnosticava a doença dos que misturavam matéria pra produzir a porção de cura.
Em 1777 houve a substituição do nome boticário para farmacêutico.
A obtenção do diploma de farmacêutico exige estudo universitário.
Com o tempo foi implantada no mundo a indústria farmacêutica e com ela nova medicamentos e estudos realizados em velocidade espantosa.
O primeiro boticário no Brasil foi Diogo de Castro.
Durante a primeira guerra mundial desenvolveu a terapia antimicrobiana com avanços significativos em quimioterapia, antibioticoterapia e imunoterapia.
ApartIr de 1950 começa a dispor do serviço de farmácia e da qualificação do farmacêutico. O símbolo do farmacêutico era uma taça enrolada com uma serpente, representa a antiguidade sendo parte da historia da mitologia grega, sendo a cobra o poder e a taca a cura.
Foi criado um órgão de fiscalização da ética e da disciplina dos que exercem a profissão e que foi visto como a salvação da profissão, pois estava em extinção.
Em 11 de novembro de 1960 surgiu o conselho federal de farmácia, foi instalada em São Paulo com sede na Av. liberdade.
Compete ao conselho regional de farmácia: inscrever os profissionais expedindo lhes carteira e cédula de identidade profissional. Registrar empresas pessoas físicas ou jurídicas que explorem serviços de atuações farmacêuticos, examinar reclamações, fiscalizar o exercício das atividades profissionais farmacêuticas impedindo e