Planejamento estrategico
Seção III – Planejamento Estratégico da Produção e Plano de Produção
Prof. Rubens Karnauchovas
Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico busca maximizar os resultados das operações e minimizar os riscos nas tomadas de decisões das empresas. São decisões de longo prazo e afetam a natureza e as características das empresas no sentido de garantir o atendimento de sua missão. Planejar estrategicamente consiste em gerar condições para que as empresas possam decidir rapidamente perante oportunidades e ameaças, otimizando suas vantagens competitivas, garantindo sua perpetuação.
Planejamento Estratégico
Baseado na definição da missão/visão corporativa, existem três níveis hierárquicos na empresa onde se encontram estratégias de planejamento: O nível corporativo, O nível da unidade de negócios e O nível funcional.
Planejamento Estratégico
Fonte: TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e Controle da Produção – Teoria e Prática. s/ed. São Paulo – Atlas – 2007
Planejamento Estratégico
O nível corporativo define estratégias globais, a estratégia corporativa, visando as áreas de negócio, organização e distribuição dos recursos, com decisões que não podem ser descentralizadas. O nível da unidade de negócios, também chamada de estratégia competitiva, define como será os seus negócios no mercado, o desempenho esperado e as estratégias a serem desempenhadas pelas áreas operacionais.
Planejamento Estratégico
O nível funcional é o da estratégia funcional. Neste nível é estabelecido como serão as políticas de operações das diversas áreas funcionais da empresa, consolidando as estratégias anteriores, corporativa e competitiva. Da definição da estratégia funcional são gerados os planos de ação dentro das três áreas básicas da empresa: o Plano Financeiro, o Plano de Marketing e o Plano de Produção.
Planejamento Estratégico
O PCP apóia a produção atuando nos níveis estratégico, tático e