Resumo de Biofísca Farmácia UFRJ

3961 palavras 16 páginas
Biofísica das soluções:

Membrana celular:

Possui duas camadas, a camada interna é hidrofóbica (parte apolar) e a camada externa é hidrofilíco (parte polar). Devido ao seu interior hidrofóbico, a bicamada lipídica da membrana atua como uma barreira a passagem da maioria das moléculas polares.

Controle da fluidez da membrana: O controle é feito pela presença de colesterol na membrana, ele impede a desorganização (evita muita fluidez) ou a organização excessiva ( evita que a membrana fique muito estática). No primeiro caso, ocorre por causa da insaturação do lipídeo, como eles não ficam totalmente alinhados, havendo “quebras” entre os fosfolipídeos, tendo a molécula de colesterol intercaladas, impede a grande movimentação da membrana decorrentes dessas quebras. Já no segundo caso, ocorre em lipideos saturados onde há muita organização. O colesterol nessa situação evita que a membrana seja muito estática

Modelos miméticos de membrana: Micela: é organização dos fosfolipídeos quando em contato com um solvente polar. A molécula vai se organizar de forma com que a parte apolar fique voltada para dentro e a parte polar para fora, entrando em contato direto com o solvente. Micela inversa: é a organização dos fosfolipídeos quando se encontra em contato com um solvente apolar. Nessa situação a parte apolar da molécula vai se voltar para fora enquanto a parte polar vai se voltar para dentro.

Transporte através de membrana:

Transporte ativo: ATP driven pumps

Transportadores passivos: 10² a 10 ^4 mols/segundo

Proteínas que formam canais: 10^8 mols por segundo (canais de cálcio)

Difusão de substância nas ciências farmacêuticas: difusão de fármacos através de membrana polimérica
Transporte do fármaco e do solvente através da pele
Transporte de fármacos e nutrientes nas membranas do cérebro, intestino, rins e fígado.
Mistura de um fármaco em solução com o conteudo intestinal
Difusão através de membranas biológicas
ADME (A-

Relacionados