Conflito de geração
É definido como geração nas organizações o conjunto de indivíduos nascidos numa mesma época e influenciados por contextos históricos que definem comportamentos e que impactam diretamente a sociedade. Essas definições se davam a cada 25 anos, porém, atualmente, as gerações já são definidas a cada 10 anos, isso significa que há nas empresas pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experiências e gerenciando conflitos em períodos cada vez menores.
Especialistas de todo o mundo realizam buscas profundas para definir os fatores que impulsionam cada geração, pois não é possível determinar uma única análise para todas as culturas. O contexto social, político, econômico, tecnológico são os fatores determinantes para que pessoas que nasceram em diferentes épocas tenham costumes, atitudes e valores complemente diferentes. As definições acontecem a partir de estudos em cada país, com o intuito de entender os papéis das gerações de acordo com as suas próprias histórias, a busca pelo novo de uma maneira ousada, transgressora e de diferentes formas. É necessário identificar quais são os momentos históricos que definem essas mudanças, as formas de transgressão e como a evolução foi acontecendo.
As diferentes gerações e suas características:
A geração dos veteranos são de pessoas nascidas entre 1925 e 1945 no período de grandes crises econômicas, viveram na época da 2ª Guerra Mundial, e por terem passado por muitas dificuldades possuem perfis mais rígidos e são mais suscetíveis ao cumprimento de regras.
A geração dos baby boomers são de pessoas nascidas entre 1946 e 1960 logo após a 2ª Guerra Mundial, quando o índice de natalidade cresceu absurdamente, por isso o termo “baby boomer”.
Eline Kullock descreve: “Os baby boomers viveram na época da globalização, da ida do homem à lua, do capitalismo e do consumismo. Cultuaram o Rock and Roll, o movimento Hippie, a contestação política e social e os movimentos pela