Saude Ocupacional
No entanto, os efeitos que estes dois agentes podem causar aos trabalhadores são diferentes: - O ruído desenvolve a sua ação fundamentalmente em relação a um órgão, o ouvido.
- As vibrações afetam zonas mais extensas do corpo, inclusive a sua totalidade.
Origem das vibrações
As vibrações normalmente detetadas na indústria são de origem diversa e podem ser classificadas nas seguintes categorias:
a) Vibrações produzidas por um processo de transformação;
b) Vibrações ligadas aos modos de funcionamento das máquinas e materiais;
c) Vibrações devidas a defeitos das máquinas.
4) Efeitos das vibrações sobre o organismo
As vibrações emitidas por máquinas e equipamentos podem provocar lesões no corpo humano passíveis de serem qualificadas como doenças profissionais.
Os efeitos da vibração direta sobre o corpo humano podem ser extremamente graves, podendo danificar permanentemente alguns órgãos do corpo humano.
Nos últimos anos, diversos pesquisadores têm reunido dados sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos das vibrações sobre o trabalhador, como perda de equilíbrio, falta de concentração e visão turva, diminuindo a acuidade visual.
As vibrações podem afetar o conforto, reduzir o rendimento do trabalho e causar desordens das funções fisiológicas, dando lugar ao desenvolvimento de doenças quando a exposição é intensa.
Patologias da Mão e Braços
É no Sistema Braço - Mão que as consequências das vibrações são mais severas.
Nas ferramentas motorizadas atingem-se altas acelerações oscilatórias nas mãos e articulação do pulso.
Trabalhadores usando há anos ferramentas motorizadas (e.g. moto-serras ou martelos pneumáticos) podem apresentar diversas patologias nas mãos e braços, tais como:
"Dedos mortos" - doença de Raynaud.
A exposição diária a vibrações excessivas durante vários anos pode originar danos físicos permanentes que resultam normalmente no